São Paulo, 28 de julho de 2026 – Para fins do disposto na Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto de 2021, e em continuidade ao Fato Relevante divulgado em 07 de julho de 2026, a Aegea Saneamento e Participações S.A. (“Aegea” ou “Companhia”) informa que os acionistas da Companhia, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta data, aprovaram um aumento de capital (“Capitalização”) no montante entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2,1 bilhões, com o objetivo de contribuir para o reforço da estrutura de capital e para a aceleração do processo de desalavancagem da Companhia.
A Capitalização será realizada mediante subscrição privada, com a emissão de novas ações ordinárias ao mesmo preço por ação do aumento de capital integralizado no 1º trimestre de 2026, objeto dos Fatos Relevantes divulgados pela Companhia em 9 de fevereiro e 2 de março de 2026.
O prazo para o exercício do direito de preferência pelos atuais acionistas na subscrição das novas ações encerra-se em 30 (trinta) dias contados da presente data, com termo final em 27 de agosto de 2026. As ações subscritas deverão ser integralizadas em até 5 (cinco) dias úteis contados da respectiva data de subscrição.
Adicionalmente, a Companhia informa a celebração, nesta data, de Acordo de Capitalização e Ajuste de Participação Acionária entre os atuais acionistas e a Companhia (“Acordo”), o qual estabelece, além do compromisso de capitalização da Companhia, mecanismo de proteção do retorno do investimento dos acionistas por meio de aumento de participação acionária na Companhia. O mecanismo poderá ser aplicado ao aumento de capital aprovado nesta data e aos aumentos de capital divulgados em Fato Relevante de 9 de fevereiro de 2026, em função principalmente da oferta pública inicial de ações da Aegea dentro de prazos e condições estabelecidos no Acordo.
A Companhia manterá o mercado devidamente informado sobre os desdobramentos relevantes relacionados ao tema, nos termos da regulamentação aplicável.
André Pires de Oliveira Dias
Vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores
https://ri.aegea.com.br
