Comunicado ao Mercado – Itaú Unibanco divulga Relatório Anual e Relato Integrado de 2017

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.
CNPJ 60.872.504/0001-23
Companhia Aberta
NIRE 35300010230

COMUNICADO AO MERCADO – O Itaú Unibanco divulga ao mercado o comunicado enviado à imprensa em relação ao lançamento do Relatório Anual Consolidado e do Relato Integrado de 2017.

Itaú Unibanco divulga Relatório Anual e Relato Integrado de 2017

O Itaú Unibanco divulga nesta sexta-feira, dia 27, seu Relatório Anual Consolidado e seu Relato Integrado de 2017. Os materiais, disponíveis no site http://www.itau.com.br/relatorio-anual, trazem informações sobre desempenho financeiro e não financeiro, estrutura, atividades, operações e estratégia de geração de valor aos diversos stakeholders da instituição.

Os relatórios conectam seus principais temas com a agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Cada vez mais o desafio das empresas é desenvolver negócios que gerem impacto positivo para a sociedade. Com essa mentalidade, avaliamos produtos, processos e serviços e seu respectivo potencial de impulsionar o desenvolvimento, criar oportunidades, e ser relevante na economia e na sociedade. Este é o nosso propósito: estimular o poder de transformação das pessoas. Queremos, por meio dele e dessas iniciativas, conectar nossas ações, avaliar impactos e contribuir cada vez mais para a agenda Global dos ODS”, afirma Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco.

Destaque para o capítulo referente à Responsabilidade Bancária, no qual o banco amplia a ótica de mensuração de impactos socioambientais, por meio de estudos que mensurem as principais consequências da sua atuação. Com isso, o Itaú volta as atenções para os impactos que suas atividades causam para a sociedade.

Como consequência, a instituição consegue mitigar riscos gerados para o meio ambiente. Entre os resultados apresentados foi identificado que as agências digitais são mais eficientes em termos de emissão de gases de efeito estufa nas suas atividades, apresentando um impacto na pegada de carbono 26% menor que as agências físicas. Atualmente, o Itaú conta com 160 agências digitais, um crescimento de 19% comparado ao ano de 2016. Os objetivos do desenvolvimento sustentável contemplados aqui são: 6) água potável e saneamento; 7) energia limpa e acessível; 8) trabalho decente e crescimento econômico; 9) indústria, inovação e infraestrutura; 12) consumo e produção responsáveis; e 13) ação contra a mudança global do clima.

Outra novidade é a avaliação de impacto social com olhar para os Direitos Humanos. Essa análise foi realizada no formato Due Diligence, um processo de avaliação e análise da gestão de direitos humanos do banco com seus diversos públicos de atuação. O objetivo é assegurar o respeito aos direitos humanos, de acordo com os Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos. O Itaú mantém parcerias e compromissos formais com iniciativas como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos; Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, e Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outras. O objetivo do desenvolvimento sustentável contemplado aqui é o 3) saúde e bem-estar

No site http://www.itau.com.br/relatorio-anual, formatado também para mobile, é possível baixar a íntegra dos relatórios em PDF nas versões português e inglês.

!link Clique aqui para acessar o documento completo: https://www.itau.com.br/_arquivosestaticos/RI/pdf/pt/comunicados/2017/IHF_CM_-_RAC_e_Relato_Integrado_PT.pdf

São Paulo, 27 de abril de 2018.

ALEXSANDRO BROEDEL

Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores